O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), está prestes a deixar a Esplanada dos Ministérios em meio a uma reconfiguração de forças no centrão.

A informação é de Túlio Amâncio do jornalismo da BAND. A decisão foi selada após um ultimato do PP e do União Brasil, que exigiram o afastamento dos seus representantes do governo Lula como condição para manter a filiação partidária.
Nos bastidores, a movimentação reflete não apenas a disputa em Brasília, mas também os efeitos diretos no Maranhão. Fufuca é pré-candidato ao Senado, mas sua saída precoce, pode fazer com que ele perca força na corrida eleitoral de 2026.
A decisão foi comunicada em reunião nesta terça-feira, 2 de setembro, que contou com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI). Após o encontro, Rueda e Ciro informaram a Fufuca e a Celso Sabino (Turismo) que, para permanecer nos partidos, será necessário entregar os cargos.
Tanto Fufuca quanto Sabino devem solicitar audiências separadas com o presidente Lula para formalizar a saída. Eles pretendem apresentar cartas de agradecimento e atribuir a decisão a compromissos partidários.
No Maranhão, a saída de Fufuca do ministério gera leitura dupla: de um lado, há quem veja perda de espaço do estado no governo federal; de outro, aliados acreditam que ele volta fortalecido para reorganizar bases eleitorais, já que a federação entre PP e União Brasil deve consolidar uma frente robusta ao lado do governador Carlos Brandão (PSB) e caso isto não aconteça, Eduardo Braide (PSD), passa a ser opção.
A pressão ganhou força após a formalização da federação entre PP e União Brasil, que estreitou laços com o PL e reforçou a estratégia oposicionista no Congresso. Apesar disso, outros três ministros do União Brasil permanecem no governo, blindados pela influência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP).
Lula, por sua vez, já havia deixado claro na reunião ministerial do dia 26 de agosto: quem não estiver disposto a defender o governo em ambientes de oposição não terá espaço na Esplanada.
Com a saída, André Fufuca volta a atuar em um campo onde é especialista: a articulação política. (Diego Emir)

Graduado em Jornalismo, Luiz Antonio Morais é pós-graduado em Design Gráfico e Publicitário. Mantém o blog desde 2008, um dos mais antigos do Estado.




