A recente onda de intoxicações por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, registrada em São Paulo e que resultou em mortes, acende um sinal de alerta também no Maranhão.

O Sindetur-MA – Sindicato das Empresas de Turismo, Meios de Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Lazer e Recreação do Estado do Maranhão alerta que bares, restaurantes, distribuidoras, casas de show e organizadores de eventos locais precisam redobrar os cuidados com a procedência das bebidas comercializadas, garantindo segurança para consumidores e preservando a credibilidade do setor.
No Maranhão, não há registro de intoxicação por metanol até o momento, porém os órgãos fiscalizadores estão em alerta.
Segundo uma pesquisa do Núcleo de Pesquisa e Estatística da Fhoresp, divulgada em abril de 2025, apontou que 36% das bebidas comercializadas no Brasil eram fraudadas, falsificadas ou contrabandeadas, como explicou o presidente da Sindetur-MA, Paulo Montanha em entrevista ao jornal Central Manhã.
O Ministério da Saúde enviou, na terça-feira (30/09), a todos os estados e municípios do país uma nota técnica orientando os estados e municípios a notificarem imediatamente todas as suspeitas relacionadas a esse tipo de intoxicação.
Central Brasil