Nova modalidade vai substituir o débito automático em transações recorrentes entre instituições distintas; adaptação dos bancos vai até janeiro de 2026

Passa a valer a partir desta segunda-feira (13) o PIX automático, nova funcionalidade que permitirá o pagamento de contas recorrentes entre bancos diferentes. A medida, implementada pelo Banco Central, tem caráter obrigatório e as instituições financeiras terão até 1º de janeiro de 2026 para se adaptar.
O PIX automático vai substituir o tradicional débito automático nos casos em que o pagamento envolver contas em bancos distintos. Assim, se o cliente tem conta em uma instituição e a cobrança — como mensalidade escolar ou plano de saúde — é feita por outra, o pagamento será realizado por meio do PIX automático.
Quando o cliente e a empresa utilizam o mesmo banco, o débito automático continuará funcionando normalmente. Segundo o Banco Central, o consumidor não precisará realizar nenhum procedimento para aderir à nova modalidade. Os bancos, porém, deverão notificar seus clientes sobre o funcionamento do novo serviço. (globo.com)