Palestra na Academia Maranhense de Letras debate escrita em tempos de robôs

A Academia Maranhense de Letras (AML) promoverá no dia 13 de novembro (quinta-feira), às 18h, a palestra “Escrever é humano: como dar vida à sua escrita em tempo de robôs (e resistir à maior máquina de produzir alienação já inventada)”, que será proferida pelo escritor e jornalista Sérgio Rodrigues.

Sérgio Rodrigues

O evento integra o projeto “Diálogos AML/Instituto Estação das Letras”, iniciado no primeiro semestre de 2025.

Sérgio Rodrigues é jornalista por formação, atuou em importantes veículos de comunicação, trabalhou como editor e colunista, e construiu uma sólida carreira literária como ficcionista, crítico e ensaísta. Entre seus livros destacam-se o romance “O Drible” (Companhia das Letras, 2013), vencedor do Grande Prêmio Portugal Telecom de Literatura em 2014.

A palestra parte de seu mais recente livro, “Escrever é Humano: como dar vida à sua escrita em tempo de robôs” (Companhia das Letras), lançado este ano. No volume, o autor defende que escrever – literariamente – continua sendo “trabalho de gente”, mesmo em meio à ascensão de inteligências artificiais e automações que prometem dominar o território da cultura e da comunicação.

Rodrigues aborda, com humor e erudição, temas como a busca de uma voz própria, a precisão vocabular, o ritmo da narrativa, a pontuação, o impacto da escrita sobre a vida íntima do autor e seus vínculos sociais e éticos. Ele propõe que, mesmo quando “robôs” – no sentido de algoritmos, plataformas de produção em massa ou automações discursivas – se aproximam da linguagem, a escrita humana conserva singularidade e resistência: não apenas como técnica, mas como gesto de afirmação de humanidade.

Para a AML, o encontro representa uma oportunidade de diálogo contemporâneo entre literatura, tecnologia e comunicação, apontando para os desafios que se impõem aos autores e à cultura em geral neste momento de transformações aceleradas. O projeto Diálogos AML/Instituto Estação das Letras – iniciado no primeiro semestre do ano – tem como objetivo promover encontros entre escritores, pesquisadores e o público para refletir sobre tendências da escrita, da leitura e das artes.A palestra será aberta ao público e representa uma ocasião singular para leitores, escritores maranhenses e amantes da literatura repercutirem sobre a escrita nos dias de hoje e sobre o que permanece exclusivamente humano na arte de escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Editor

Graduado em Jornalismo, Luiz Antonio Morais é pós-graduado em Design Gráfico e Publicitário. Mantém o blog desde 2008, um dos mais antigos do Estado.

Mande sua sugestão de conteúdo.
E-mail: luizantoniomorais2019@gmail.com

YouTube Sotaque

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade