Médica busca informações sobre seu bisavô, Porfírio da Costa Ribeiro, comerciante que teve atividades na Baixada Maranhense

Pediatra e professora aposentada do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Marizélia Costa Ribeiro está pesquisando sobre a passagem de seu bisavô, Porfírio da Costa Ribeiro, pelo engenho Sansapé, um empreendimento açucareiro que funcionou na cidade de Penalva, na Baixada Maranhense (estado do Maranhão) – Brasil).

Porfírio da Costa Ribeiro

Porfírio Costa, ou Porfírio da Costa Ribeiro ou Porphyro Costa veio do Ceará, com a esposa, Maria Guedes da Costa (Marica Costa), vários familiares e empregados. Ele era comerciante e exportador que faliu durante a 1ª Guerra Mundial.

Segundo contavam seus filhos, Porfírio teria comprado ou arrendado o Engenho Sansapé (ou São José ou São Sapé), mas não precisaram o período nos seus relatos aos descendentes.

Carlos Augusto Costa Ribeiro, neto de Porfírio e pai de Marizélia, acha que a vinda se deu quando seu pai, João Costa Ribeiro, nascido em 1901, era um rapaizinho de, aproximadamente, 19 anos.

Porfírio Costa Ribeiro esteve em São Luís em 29 de julho de 1921. Neste dia, ele foi assaltado na Pensão Oliveira, segundo notícia de O Jornal, edição 020047, de 30 de julho de 1921. O avô de Marizélia foi roubado em 800 mil réis, valor que a família pensa ser oriundo da fazenda Água Verde e outras propriedades.

De 1911 a 1946, o engenho Sansapé pertenceu ao coronel Raimundo Marcelino Campello segundo documentos conseguidos com o atual proprietário da terra onde funcionou o engenho, o pecuarista Ivaldo Castelo Branco, um grande estudioso da história de Sansapé. Em nenhum dos documentos consta o nome de Porfírio da Costa Ribeiro. É possível que ele tenha arrendado ou apenas feito negócios em uma parte do empreendimento.

Marizélia Ribeiro disponibilizou ao Portal Agenda Maranhão belíssimos retratos memoriais de Porfírio da Costa Ribeiro, Maria Guedes Costa, Raimundo Costa Ribeiro e João Costa Ribeiro (seu avô).

Provavelmente moradores antigos de Penalva e cidades próximas, como Viana, possam ter alguma informação, assim como funcionários de cartórios e igrejas.

O contato é pelo Facebook de Marizélia Ribeiro ou com o Agenda Maranhão.

Maria Guedes Costa (Marica)

 

Raimundo da Costa Ribeiro

 

João Costa Ribeiro Marizélia

 

O Jornal (edição de 30 de julho de 1921)

Fonte: Agenda Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Editor

Graduado em Jornalismo, Luiz Antonio Morais é pós-graduado em Design Gráfico e Publicitário. Mantém o blog desde 2008, um dos mais antigos do Estado.

Mande sua sugestão de conteúdo.
E-mail: luizantoniomorais2019@gmail.com

YouTube Sotaque

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade