A Federação Maranhense de Futebol (FMF), presidida por Antônio Américo, proibiu os árbitros vinculados à entidade de atuarem na Copa Maranhão, competição marcada para começar neste fim de semana.

A decisão foi comunicada oficialmente nesta quinta-feira (25), por meio de mensagem enviada no grupo de WhatsApp da arbitragem pelo presidente da Comissão Estadual de Arbitragem (CEAF), Marcelo Filho.
O comunicado foi direto: “Aviso importante: ficou mantida a decisão do presidente da federação. Arbitragem maranhense não está autorizada a apitar a Copa Maranhão.”
Nos bastidores, a medida é interpretada como retaliação política após o rompimento entre Américo e Fernando Sarney, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A Copa Maranhão é organizada pelo Grupo Mirante, de propriedade da família Sarney.
Historicamente, tanto a Copa Maranhão, atualizada para Copa da Integração, quanto o Campeonato Maranhense Sub-20 funcionam como vitrines para atletas da base e garantem vagas para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. As vagas maranhenses na Copinha são definidas pela Federação Paulista de Futebol, sem necessidade de autorização direta da FMF.
Segundo apuração nos bastidores, Antônio Américo teria tentado impedir que a Copa Maranhão continuasse como caminho alternativo à Copinha, mas não obteve êxito.
A proibição da arbitragem da FMF seria, portanto, uma manobra para tentar esvaziar e enfraquecer a competição, que movimenta dezenas de clubes e milhares de atletas em todo o estado.
Por Maxsuell Bruno

Graduado em Jornalismo, Luiz Antonio Morais é pós-graduado em Design Gráfico e Publicitário. Mantém o blog desde 2008, um dos mais antigos do Estado.




