Claudia Cardinale, atriz ícone do cinema italiano, morre aos 87 anos

A atriz franco-italiana Claudia Cardinale, referência do cinema dos anos 1960, morreu nesta terça-feira, aos 87 anos, em Nemours, perto de Paris, onde morava, anunciou seu agente à AFP. Ela estava junto de seus filhos no momento.

Nascida na Tunísia e filha de pais italianos, Claudia Cardinale trabalhou com diretores como Luchino Visconti, Federico Fellini, Richard Brooks, Henri Verneuil e Sergio Leone. “Ela deixa o legado de uma mulher livre e cheia de inspiração tanto em sua trajetória de mulher quanto de artista”, declarou seu agente, Laurent Savry, em uma mensagem enviada à AFP.

Considerada uma das musas do cinema italiano, Cardinale ascendeu à fama após ganhar um concurso de beleza em 1957, cujo prêmio a levou para a Itália e se desdobrou em contratos cinematográficos. A partir das décadas seguintes, tornou-se uma das estrelas italianas mais proeminentes do período, tendo atuado em obras clássicas como 8 1/2 (1963), O Leopardo (1963), dois filmes seminais que rodou ao mesmo tempo,

Claudia ficou conhecida nos Estados Unidos com seu papel em A Pantera Cor-de-Rosa (1963), de Blake Edwards, e passou a atuar no país nos anos seguintes. Em 1968, atuou em Era Uma Vez no Oeste (1968), obra de referência de Leone.

Em entrevista concedida ao jornal Le Monde em 2017, Cardinale recordou a experiência de atuar em 8 1/2 e O Leopardo ao mesmo tempo. “Visconti era preciso e meticuloso, falava comigo em francês e queria que eu tivesse longos cabelos castanhos. Fellini era caótico e não tinha um roteiro, falava comigo em italiano, cortou o meu cabelo e tingiu de loiro. Esses foram os dois filmes mais importantes da minha vida.” (O Estadão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Editor

Graduado em Jornalismo, Luiz Antonio Morais é pós-graduado em Design Gráfico e Publicitário. Mantém o blog desde 2008, um dos mais antigos do Estado.

Mande sua sugestão de conteúdo.
E-mail: luizantoniomorais2019@gmail.com

YouTube Sotaque

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade