Felipe Camarão toma posse como governador interino

O vice-governador Felipe Camarão assumiu interinamente o comando do Governo do Maranhão, manhã desta terça-feira (11). Ele ocupará o cargo até o sábado (15), período em o governador Carlos Brandão acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem oficial à China.

Felipe Camarão tomou posse no Salão de Atos do Palácio dos Leões, sede do Executivo estadual, acompanhado do pai, Phill Camarão, e afirmou que seu governo interino manterá a normalidade das ações em execução. “Hoje, simbolicamente, completamos 100 dias de governo. Já batemos a meta de entregarmos mais de 300 obras e neste período em que estarei governador interino vamos seguir com a agenda de inaugurações de obras, serviços e ações que são fundamentais para o desenvolvimento do Estado e a melhoria da vida da população maranhense. Ainda hoje, nesta terça-feira, há programação de agenda de entrega de obras aqui em São Luís”, ressaltou.

O governador interino também informou, a pedido do governador Carlos Brandão, que ainda esta semana coordenará a elaboração de um plano de ação para coibir as ameaças de violência em escolas do estado. “Vamos reunir diversos órgãos do governo como as secretarias de Segurança Pública, de Educação, da Cultura, de Esportes entre outras, para pensarmos em ações integradas para garantir a segurança da comunidade escolar na rede estadual, municipal e privada. Este planejamento será entregue ao governador Carlos Brandão assim que ele voltar ao estado para que as medidas sejam implementadas”, informou Felipe Camarão.

A assistência às famílias afetadas pelas chuvas também continuará sendo prioridade. “Aos prefeitos e prefeitas das cidades que estão sofrendo com alagamentos e outros problemas decorrentes das fortes chuvas, garanto que o Governo do Maranhão seguirá atento e prestando toda a assistência necessária e com a parceria do Governo Federal este trabalho será fortalecido”, assegurou.

Apoio

Presente à ocasião, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão, Francimar Melo, ratificou que o governo interino de Felipe Camarão dará continuidade às ações para o desenvolvimento do estado. “É a continuidade de um trabalho de unidade iniciado lá em 2015, quando Carlos Brandão assumiu como vice-governador de Flávio Dino, que teve Felipe Camarão como secretário de Educação e este, agora como vice-governador, assume o comando do estado para dar continuidade a esta revolução que o Maranhão vive desde 2015”, disse. A secretária-geral do PT no estado, Kelly Araújo, também acompanhou a posse do governador interino.

Estiveram presentes à posse os secretários de Estado de Comunicação, Sérgio Macedo; Infraestrutura, Aparício Bandeira; o secretário de Educação em exercício, Anderson Lindoso; Trabalho e Economia Solidária, Luiz Henrique Lula; Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos; Administração Penitenciária, Murilo Andrade; Transparência e Controle, Raul Cancian; e Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro.

O chefe de Gabinete Militar, coronel Aldrin Soares; os presidentes da Agencia Executiva Metropolitana (AGEM), Leônidas Araújo; da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Solimar Amorim; os diretores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Hewerton Pereira; do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Cricielle Muniz; o delegado geral da Polícia Civil, Jair Paiva; e as chefes do Gabinete do Governador, Luzia de Jesus Waquim; e do Cerimonial, Wallquíria Moraes, também participaram da solenidade de posse.

Também acompanharam a cerimônia o deputado estadual Carlos Lula (PSB) e o ex-deputado estadual Stênio Rezende (DEM). A prefeita de Axixá, Sônia Campos (PDT); e o prefeito de Buriticupu, João Carlos (Patriotas), também estiveram presentes no ato, além do vereador de São Luís, Jhonatan Soares, do Coletivo Nós.

O padre Robério Lima, da Igreja Nossa Senhora da Conceição, e o apóstolo José de Jesus Leitão Marreiros, do Ministério Ágape para as Nações, fizeram uma oração, desejando bom trabalho ao governador interino Felipe Camarão.

Histórico

Felipe Costa Camarão é professor universitário, Procurador Federal de carreira desde 2007 e atual vice-governador do Maranhão. Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), ele também é mestre em Direito pela mesma instituição e doutor em Ciências pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Em janeiro de 2015, a convite do então governador Flávio Dino, assumiu a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência. Em agosto do mesmo ano foi empossado secretário de Estado da Cultura. Saiu da Secretaria de Cultura para ser secretário de Governo e cuidar da implantação do órgão dentro da estrutura governamental. Em março de 2016, foi nomeado como secretário de Estado da Educação. Cumulou ainda os cargos de presidente da Fundação da Memória Republicana do Brasil (2015 a 2022), reitor do IEMA (2020 a 2021) e Membro Titular do Fórum Nacional de Educação (FNE).

Vice-governador eleito em 2022, Felipe Camarão foi nomeado secretário de Estado de Educação mais uma vez. Para assumir interinamente o governo do estado Felipe Camarão licenciou-se da Secretaria de Estado de Educação que até o sábado (15) será comandada pelo subsecretário Anderson Lindoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Sotaque

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade