Ao comemorar os 200 anos de nascimento do poeta Gonçalves Dias, o presidente da Academia Maranhense de Letras, escritor Lourival Serejo dissecou, para O Imparcial, pontos importantes da obra fenomenal de caxiense da Canção do Exílio. “Estamos mantendo acesa a vela da imortalidade do nosso maior poeta, que merece todas as homenagens do Maranhão e do Brasil”, disse ele.
Para Lourival Serejo, a Canção do exílio “é uma canção inserida no movimento romântico, mas com as tintas do estilo e das inovações técnicas do gênio do poeta de Caxias”. Acredita que o poeta foi “impulsionado pela saudade da pátria” ao elaborar o poema mais sublime do romantismo brasileiro”. Até o Hino Nacional captou dois versos da Canção0 do Exílio em sua composição.
“Afinal, Gonçalves Dias foi também etnógrafo, historiador, jornalista, cronista e dramaturgo. No magistério, destacou-se como professor no Colégio Imperial Pedro II e na intensa pesquisa que fez sobre nosso sistema educacional, conta Lourival, na entrevista abaixo:
O que levou a Academia Maranhense de Letras comemorar o bicentenário de Gonçalves Dias?
Comemorar o bicentenário do Poeta Nacional, o maior poeta do romantismo brasileiro, não é uma efeméride qualquer. Como maranhenses, como acadêmicos responsáveis por manter acesa a vela da imortalidade, é nosso dever festejar essa data, que não se reduz a 10 de agosto, data do seu nascimento, mas ao ano inteiro. Gonçalves Dias merece todas a homenagens do Maranhão e do Brasil.
Qual a importância de Gonçalves Dias para a poesia, a literatura, o magistério e o jornalismo brasileiro em sua época?
Como poeta, Gonçalves Dias é o autor do poema mais conhecido e recitado do Brasil: Canção do Exílio. Foi ele que deu a tonalidade técnica e conduziu a evolução do nosso romantismo ao mais alto patamar, tanto do Brasil como da Europa, então considerada a medida de todas as produções poéticas e literárias. Não só na poesia, revelou-se o gênio de Gonçalves Dias: foi etnógrafo, historiador, jornalista, cronista e dramaturgo. No magistério, destacou-se como professor no Colégio Imperial Pedro II e na intensa pesquisa que fez sobre nosso sistema educacional.
Gonçalves Dias era conhecido também como poeta indigenista, qual o legado que ele deixou para a causa indígena brasileira, um tema tão atual nos tempos presentes?
Valiosa a posição de Gonçalves Dias em defesa da causa indígena. Se Gonçalves Dias ainda estivesse vivo, com certeza estaria ao lado dos indígenas atuais na luta por seus direitos. O legado que ele deixou em favor dos povos originários foi o reconhecimento dos seus valores culturais e sua importância na edificação do país.
Das obras indianistas de Gonçalves Dias destacam-se Canção do Tamoio, Os Timbiras, I-Juca-PIrama, O Canto do Piaga e Leito de Folhas Verdes. Como entender hoje esse enfoque nada lírico abordado com tanta ênfase pelo grande poeta da literatura brasileira?
Esses poemas despertaram a consciência nacional sobre a existência desses heróis anônimos que representavam a identidade nacional. Pode-se perceber que a inspiração gonçalvina pela causa indígena já continha um grito de alerta para a importância pelo reconhecimento das agendas atuais desses povos.
Pela inspiração de Gonçalves Dias ao realçar a palmeira do Babaçu e o canto do Sabiá – estando ele na Europa –, o clássico Canção do Exílio tinha mais a ver com romantismo ou com o meio ambiente, tema na época fora do padrão literário?
A Canção do exílio é uma canção inserida no movimento romântico, mas com as tintas do estilo e das inovações técnicas do gênio do poeta de Caxias. Impulsionado pela saudade da pátria, Gonçalves Dias elaborou o poema mais “sublime” do romantismo brasileiro, tanto que o Hino Nacional captou dois versos dele em sua composição. Como poeta, ele também era profeta. Então, extrai-se desse poema uma mensagem ambientalista de conservação da natureza que teria aplicação mais além do ano em que foi produzida.