Aluna de Viana conquista 1º lugar em concurso de poesia da FELITA 2025

A estudante Rhozy de Fátima Costa Souza, da Unidade Municipal Integral Prof. Paulo Fernandes Salgado, da rede de ensino de Viana (MA), foi a grande vencedora do Concurso de Crônicas e Poesias promovido pela Academia de Letras, Artes, Ciências e Saberes Culturais da Área Itaqui-Bacanga – ALEART (São Luís).

O certame integra a programação da II Feira Literária do Itaqui-Bacanga – FELITA 2025, que tem como objetivo incentivar a produção literária entre crianças, adolescentes e jovens, além de promover a cultura e valorizar talentos locais e regionais.

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 07 de agosto de 2025, durante a abertura oficial da FELITA, em São Luís.

“Foi uma grande honra. Eu fiquei bastante emocionada em ter chegado ao primeiro lugar. De certa forma, não imaginava, mas com o apoio que recebi criei coragem, concorri e venci. Foi surpreendente! Uma grande vitória para mim, para a minha escola e para a minha família. Esse resultado mudou bastante o rumo da minha vida nesses últimos dias. Agradeço a todos”, declarou emocionada a vencedora Rhozy de Fátima.

Participaram ainda da FELITA as estudantes Maila Briele Costa Soares, que alcançou o segundo lugar na categoria crônica com o texto Viana, cidade que lembra de si, Isis Raposo Cerqueira e Anna Julia Silva Pires, da Escola Edith Nair Furtado da Silva – todas membros da Academia Maranhense de Letras Infantojuvenil e representantes da rede municipal de ensino. Maila Briele, aluna do 8º Ano da Unidade Escolar Prof. Edith Nair Furtado da Silva, também levou o nome de Viana ao pódio, reforçando o talento e o potencial de nossos estudantes. As acadêmicas Anna Júlia e Isis abrilhantaram a abertura da 2ª FELITA com suas poesias, emocionando o público e reafirmando o destaque da juventude vianense na literatura.

A Academia Vianense de Letras parabenizou as participantes pela conquista e ressaltou a importância da parceria institucional com o município de Viana, que tem despertado a juventude estudantil para a leitura e a produção cultural, e enxerga esta conquista como reflexo do talento que há em Viana. “Hoje já temos dezenas de jovens estudantes na Academia Vianense de Letras Jovem (AVLJ) e representantes na Academia Maranhense de Letras Infantojuvenil. Esse é o caminho do conhecimento para alcançarmos patamares maiores”, finalizou Joaquim Gomes – Presidente da AVL.

O prefeito Carrinho Cidreira celebrou a conquista:

“Este é um momento de muito orgulho para Viana e para a Escola UMI Prof. Paulo Fernandes Salgado. Nossas alunas brilharam na II Feira do Livro e trouxeram para casa grandes conquistas, incluindo o 1º lugar no concurso de poesia da ALEART. Parabéns às nossas alunas e professores por levarem o nome de Viana com tanto talento e dedicação. Essa vitória é de todos nós! Seguimos trabalhando para que a educação continue transformando vidas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Editor

Graduado em Jornalismo, Luiz Antonio Morais é pós-graduado em Design Gráfico e Publicitário. Mantém o blog desde 2008, um dos mais antigos do Estado.

Mande sua sugestão de conteúdo.
E-mail: luizantoniomorais2019@gmail.com

YouTube Sotaque

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade