ANEEL anuncia permanência da bandeira tarifária verde para o mês de dezembro

Equatorial Maranhão reforça a importância do consumo consciente mesmo sem cobrança extra nas contas de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou na última sexta-feira (24), que a bandeira tarifária continuará verde para todos os consumidores no mês de dezembro, ou seja, sem cobrança adicional na conta de energia elétrica. Isso se dá em decorrência das condições favoráveis de geração de energia e reflete melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas.

As bandeiras tarifárias, criadas em 2015, indicam aos consumidores os custos reais da energia elétrica. As cores de cada uma delas, que podem ser verdes, amarelas ou vermelhas, informam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. A bandeira verde significa condições favoráveis de geração de energia, a tarifa não sofre nenhum acréscimo; a amarela indica um sinal de alerta; já a vermelha significa condições ruins de geração e acréscimo na conta de luz.

Vale ressaltar que desde abril de 2022 a bandeira tarifária se mantém verde, trazendo mais economia para as famílias brasileiras. Apesar disso, mesmo sem valor adicional nas tarifas, a Equatorial Maranhão reforça a importância de seus clientes continuarem com hábitos de consumo conscientes para não desperdiçar energia elétrica.

Nesse sentido, a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Mirelly Carvalho, ressalta dicas importantes de economia de energia que podem fazer a diferença. “Se você utiliza aparelhos de ar-condicionado com frequência e por um período longo, é importante que eles contenham a tecnologia inverter. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar. Algumas atitudes como optar por ventiladores com selo A procel e evitar deixar lâmpadas acesas durante o dia são práticas simples que podem garantir uma grande economia na conta de luz”, destaca a Gerente.

Confira mais dicas para usar a energia sem desperdício:

 

  • Desligue todos os aparelhos eletrônicos depois de utilizá-los. Mesmo em stand-by eles ainda consomem energia. O ideal é tirá-los da tomada para garantir uma grande economia.

 

  • Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante e não guarde alimentos quentes em seu interior. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia. Deixe uma garrafa de água com gelo do lado fora para evitar abri-la sempre;

 

  • Evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas e não esquentam, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes;

 

  • Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima;

 

  • Uma das principais recomendações se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.

Seguindo essas orientações é possível aproveitar o conforto que a energia elétrica oferece, evitando o desperdício e adotando novos hábitos. Vale lembrar que é de suma importância praticar os hábitos de consumo consciente o ano inteiro, economizando e preservando os recursos naturais.

Para as famílias de baixa renda, existe ainda mais uma forma de economizar na conta de energia: o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica. Existem milhares de famílias que possuem direito a este benefício e podem se cadastrar para receber descontos de até 65% na conta de energia. As informações sobre as condições estão disponíveis pelo WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br;  Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Sotaque

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade