Atenção Jovens da Baixada Maranhense : Governo divulga selecionados do Programa Trabalho Jovem confira a lista

Mil estudantes de 54 municípios maranhenses foram selecionados, em sorteio realizado nesta quarta-feira (21), para vagas de estágio em órgãos públicos pelo Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social. 

Orleans Brandão, secretário Extraordinário de Assuntos Municipalistas.

 

A iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), em parceria com a Secretaria de Assuntos Municipalistas (SEAM) e da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), é voltada para a geração direta de oportunidades a jovens de 17 anos até 25 anos de idade. Os candidatos podem consultar a lista de selecionados no seguinte site: https://estagiosocial.trabalhojovem.ma.gov.br/sorteados/

“O Programa Trabalho Jovem é mais uma iniciativa do governador Carlos Brandão em prol do desenvolvimento social e econômico do Maranhão, em especial, dos nossos jovens. Entendemos que a melhoria de vida da população só é possível com investimento integrado, também ofertando oportunidade de trabalho e renda”, disse Junior Marreca, secretário de Indústria e Comércio.

A distribuição das vagas levou em conta as cidades que integram o Programa Mais IDH; as cidades atendidas pelos decretos nº 38.177/23 e 38.191/23, que declararam situação de emergência nas áreas afetadas pelas fortes chuvas; e nas demais foi aplicada a regra da proporcionalidade. Já a seleção dos estudantes ocorreu por meio de sorteio transmitido ao vivo nas redes sociais do Governo do Maranhão.

“O governador Carlos Brandão tem reforçado o seu compromisso de uma gestão municipalista levando ações, como essa do Trabalho Jovem, para todas as regiões do estado. O programa é uma iniciativa transformadora para os jovens e suas famílias e amplia as oportunidades que o governo já oferta para a nossa juventude de obter conhecimento, experiência no mercado de trabalho e, sobretudo, iniciar um caminho profissional promissor”, afirmou Orleans Brandão, secretário Extraordinário de Assuntos Municipalistas.

Para concorrer a uma das vagas, o estudante precisa ter de 17 anos a 25 anos e estar regularmente matriculado em ensinos médio, técnico, superior, EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou educação especial. No ano passado, o programa ofertou 5 mil vagas de estágio com bolsa de R$ 600 para jovens oriundos da rede estadual. Este ano, nesta etapa, foram sorteados mil vagas para órgãos públicos e posteriormente serão mais 1.500 vagas destinadas para empresas privadas.

“O Programa Trabalho Jovem é uma iniciativa transformadora, que promove cidadania para os jovens e suas famílias. É o primeiro passo para adquirir experiência no mercado de trabalho e ainda contribuir com a renda familiar”, contou Tati Pereira, secretária da Juventude.

Sobre o programa

O Programa Trabalho Jovem foi criado por meio da Lei nº 11.384/2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 36.486/2021, sendo é uma iniciativa que tem por objetivo contribuir para a geração de oportunidades de emprego, trabalho e renda à juventude maranhense.

Municípios contemplados nesta etapa:

 

São Luís

 

Viana

 

Santa Inês

 

Itapecuru Mirim

 

Coelho Neto

 

Colinas

 

Timon

 

Coroatá

 

Pedreiras

 

Caxias

 

São José de Ribamar

 

Serrano do Maranhão

 

Codó

 

Peritoró

 

Porto Franco

 

Raposa

 

Paço do Lumiar

 

Vitorino Freire

 

São Bento

 

Balsas

 

Imperatriz

 

Jatobá

 

Peri Mirim

 

Chapadinha

 

Rosário

 

Zé Doca

 

Bacabal

 

Cantanhede

 

Palmeirândia

 

Lago da Pedra

 

São Bernardo

 

Pindaré-Mirim

 

Pirapemas

 

Estreito

 

Pinheiro

 

Governador Edison Lobão

 

São Mateus Do Maranhão

 

Barra do Corda

 

Açailândia

 

Bacabeira

 

Cajari

 

Pastos Bons

 

Turiaçu

 

Santa Rita

 

Brejo

 

Bom Jesus das Selvas

 

Grajaú

 

Igarapé Grande

 

Barreirinhas

 

Presidente Vargas

 

Timbiras

 

Nina Rodrigues

 

Pedro do Rosário

 

Afonso Cunha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Sotaque

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade