Ibacazinho, história e personagens

Por Nonato Reis*

Na próxima segunda-feira, 29 de abril, participarei do projeto Diálogos Baixadeiros, com uma palestra para alunos do curso de História da UFMA sobre o Ibacazinho, povoado que se formou na esteira da catequese jesuítica em Viana. A coordenação do projeto é do professor Manoel Martins, natural de São João Batista.

A saga dos padres jesuítas no Maranhão tem como vértice o Padre Antônio Vieira, que chegou em São Luís por volta de 1653, atraído pelos relatos da existência de aldeias de índios e minas de pedras preciosas nas bacias dos rios Pindaré e Turiaçu.

A primeira missão jesuítica, organizada por Vieira, estabeleceu-se no lugar onde mais tarde seria erguida a Vila de Monção, às margens do Rio Pindaré.

Monção foi o núcleo difusor das missões, que tinham dois objetivos: o primeiro, religioso (a conversão de nativos em cristãos novos) e o segundo, e talvez o de maior interesse dos inacianos, de ordem mercantil, voltado para o cultivo comercial da terra e a extração de ouro.

Navegando pelo rio Pindaré, chegaram ao Maracu, um de seus afluentes, e ali fundaram a Missão de Conceição do Maracu, que deu origem à cidade de Viana, cuja pedra fundamental é o povoado de Ibacazinho, onde os jesuítas implantaram uma fazenda agrícola e se dedicaram à produção agropecuária.

O Ibacazinho possui assim um papel de relevo na história de Viana. Em minha palestra contarei um pouco das origens do lugar e dos muitos personagens imortalizados em meus livros, a exemplo de Linda e Sebastião Xoxota, do romance A Saga de Amaralinda, e de Solano Silva, o velho Sol, protagonista de A menina e o Sol poente, também romance, com lançamento previsto para setembro, em São Luís. O debate do dia 29 é dirigido aos alunos de História, porém, aberto ao público.

*Escritor | Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Sotaque

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade