O Ex-vereador entrega documento com as principais reivindicações da classe, nesta sexta feira, 18, na Sede da Cruz Vermelha Brasileira, para o Secretário de Articulação Politica Rubens Pereira e com a presença do Secretário de Segurança, Delegado Maurício Ribeiro.
Cézar Bombeiro entregou ao secretário de Articulação Politica, uma cópia da minuta assinada pelo governador Carlos Brandão, que institui aos Inspetores Penitenciários a categoria de Policial Penal, porém, segundo o ex-vereador, o Governo esqueceu-se de fazer uma Lei Complementar que garanta a aposentadoria por tempo de serviços prestados, de acordo com a PM e a Polícia Civil.
Bombeiro cobrou do secretário uma “força política” para que as reivindicações possam ser aprovada na Assembleia Legislativa pelos Deputados Estaduais e sejam sancionadas pelo governador Brandão, de forma que garanta as aposentarias dos Policiais Penais com todos os seus direitos garantidos.
O secretário se prontificou de entregar o documento e citou que, “o governador Brandão é um homem sensível, principalmente naquilo que não vai causar despesas ao Estado. Isso aqui vai é ajudar, pois estamos atendendo a uma importante categoria que cuida do nosso sistema prisional”, concluiu.
Policiais Penais
Segundo o Ministério da Justiça, hoje o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo, atrás apenas da Rússia, China e Estados Unidos, os dados divulgados trazem que, se as taxas de prisões continuarem no mesmo ritmo no Brasil, um em cada dez pessoas estarão presos em 2075.
Diante desse cenário, o ex-vereador Cézar Bombeiro, que é Presidente da Associação dos Policiais Penais do Estado do Maranhão e Diretor da Federação Nacional dos Policiais Penais do Brasil, enfatizou que a carreira de Policiais Penais é de extrema importância no Estado Democrático de Direito uma vez que, além de ser responsável por guardar as instituições prisionais, zelando pela segurança da sociedade, tem como missão manter a integridade física dos presos e buscar a ressocialização desses indivíduos.
- Cezar Bombeiro destaca ainda que “o Maranhão alcançou o primeiro lugar em todas as situações e cargos do Sistema Prisional e hoje é uma referência para o Brasil, com premiações nacionais e internacionais”, afirma.