Como melhorar a segurança do seu Carnaval: dicas da Equatorial Maranhão para a ligação provisória de energia

Jamais faça ligações clandestinas e evite acidentes na temporada carnavalesca

O Carnaval é uma das tradições culturais mais importantes do Brasil, neste ano as festividades foram retomadas e as comemorações já ocupam as ruas de todo o país. No Maranhão, já foi dada a largada ao período de festa, os famosos blocos de carnaval já ocupam as ruas arrastando multidões e ecoando alegria por onde passam.  Pensando nisso, a Equatorial Maranhão, chama a atenção para a necessidade e ligações provisórias de energia no período da folia momesca.

Nessa temporada é bastante comum que aconteçam festas privadas ou eventos de proporções maiores que as comuns, além de ser um período onde muitas pessoas abrem seus próprios pontos de vendas temporários, que precisam de energia elétrica. Dessa maneira, em alguns espaços, o uso de caixas de som, iluminação e refrigeradores em maior escala faz com que seja preciso aumentar a carga elétrica, a fim de prevenir acidentes com a sobrecarga de transformadores ou subestações que atendem aos locais das festas. Por isso, a Equatorial Maranhão alerta para a necessidade de solicitar o serviço de ligação provisória, uma maneira segura e legalizada de ter energia em festas particulares, barraquinhas ou outros pontos temporários montados durante as festividades.

O que é e como solicitar uma ligação provisória de energia elétrica?

A ligação provisória é o fornecimento de energia destinado ao atendimento de eventos temporários, tais como: festas, São João, carnaval, circos, parques de diversões, exposições, obras ou similares, estando o atendimento condicionado à disponibilidade de energia elétrica. Durante o carnaval, esse serviço é muito solicitado pelos ambulantes e pessoas que pretendem comercializar produtos que necessitem de energia elétrica em seus pontos de venda. Essa é uma forma segura e legalizada de garantir energia, prevenir acidentes e evitar danos elétricos aos aparelhos eletrônicos.

Para solicitar a ligação, os interessados podem se dirigir a qualquer uma das agências de atendimento da Equatorial Maranhão espalhadas pela cidade e levar: Carteira de Identidade (RG), CPF, endereço completo de onde será realizada a ligação e a descrição da carga que será utilizada. Depois de efetuada a solicitação, o boleto gerado deve ser pago em até 24h e informado à Equatorial Maranhão para que realize o serviço. Vale reforçar que é necessário solicitar a ligação provisória com no mínimo 5 dias de antecedência.

Para sua segurança e de todo mundo que está aproveitando o carnaval, jamais faça ligação clandestina. Somente profissionais capacitados e habilitados pela Equatorial Maranhão podem mexer na rede de distribuição de energia elétrica. Para além dos riscos à vida, casos de ligações clandestinas são retirados imediatamente pelas equipes da Distribuidora. O furto de energia elétrica é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal e pode chegar até 4 anos de reclusão, além de representar riscos de morte a quem faz e a toda população próxima.

Já em situações de risco, a Equatorial Maranhão orienta à população a ligar imediatamente para Central de Atendimento, no 116, e para o Corpo de Bombeiros, no 193. Em casos de acidentes com curtos circuitos, a orientação é não se aproximar de cabos ou fios partidos, o ideal é isolar o local imediatamente e jamais se aproximar de objetos ou pessoas em contato com os fios energizados. Essas orientações são fundamentais para evitar acidentes, e assim ter um espaço seguro para que todos possam se divertir no carnaval com alegria.

Texto enviado pela Assessoria de Comunicação da Equatorial Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Sotaque

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade