Decoração Natalina: Equatorial Maranhão orienta sobre cuidados na escolha dos produtos e instalações elétricas

A época mais festiva do ano está se aproximando. Nas ruas e praças as luzes de natal já atraem muitas famílias que buscam por itens natalinos para decorar os mais diversos ambientes. As árvores de natal, pisca-piscas, lâmpadas, fitas coloridas de LED e outros adereços de iluminação dão o tom alegre para o ambiente e para as festas de final de ano.

E para deixar tudo seguro, além de iluminado, a Equatorial Maranhão reuniu dicas importantes que podem auxiliar na hora de comprar e utilizar esses produtos.

Para o Analista de Segurança da Equatorial Maranhão, Holemberg Sales, o primeiro passo para garantir um natal seguro é adquirir produtos de boa procedência e que tenham o selo de certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). “Investir em pisca-piscas com lâmpadas de LED, é a melhor opção de decoração, pois são bem mais econômicas, eficientes, duráveis e ecológicas. É importante escolher cuidadosamente o tipo de material para os enfeites, o ideal é evitar marcas sem certificação e sem informação técnica na embalagem”, completa.

Outra recomendação importante em relação às lâmpadas e pisca-piscas é, na hora da instalação, evitar fazer emendas nos fios e realizar um teste em todas as lâmpadas, fazendo a troca das que estiverem queimadas. As decorações natalinas, se não forem instaladas de maneira correta, podem causar graves acidentes, como choques, sobrecargas elétricas, curtos-circuitos e até mesmo incêndios. E para ajudar na economia de energia, lembre-se sempre de desligar toda a decoração que estiver ligada à energia elétrica quando ninguém estiver no ambiente.

 

Outros cuidados podem ser tomados para evitar sobrecarga nas instalações elétricas. Um deles é jamais utilizar uma única tomada para ligar vários aparelhos com o uso de benjamin (ou “T”). O ideal é usar o filtro de linha (réguas com várias tomadas e interruptor). É extremamente importante realizar manutenções na rede elétrica com um profissional habilitado, antes de fazer a montagem da decoração.

Mais Dicas de Segurança:

 

  • Para evitar acidentes, é importante montar a árvore de natal distante de cortinas ou quaisquer outros objetos/materiais que possam propagar chamas em caso de curto curto-circuito, e sempre que for se ausentar de casa a orientação é retirar os itens decorativos da tomada;
  • Deve-se tomar o máximo de cuidado com a ornamentação de áreas externas, já que nesse período pode haver chuvas e fortes ventos, o que agrava os riscos de acidentes;
  • Não faça decoração em lugares próximos à rede elétrica, para evitar que encostem nos cabos de tensão, e nunca use os postes da rede elétrica e nem medidores para ornamentação ou para servir de apoio;
  • Evite colocar as lâmpadas muito próximas de enfeites delicados (por exemplo, os confeccionados em papel, fita, plástico) para evitar risco de superaquecimentos e incêndios;
  • É importante que os adereços natalinos que utilizam eletricidade sejam compatíveis com a carga elétricas local;
  • Na hora da reutilização dos enfeites elétricos é sempre importante conferir a integridade do fio;
  • Se optar pelo uso de velas na iluminação, use-as com suportes não inflamáveis e mantenha longe de crianças e animais.

Por fim, a Equatorial orienta que, em situações de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 (Corpo de Bombeiros) ou 192 (SAMU) e acionar a distribuidora pelo telefone 116 para que seja feito o desligamento da energia.

Seguindo essas dicas, e mantendo a atenção redobrada na hora de decorar o ambiente, é possível aproveitar o máximo o clima natalino e das festas de fim de ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Sotaque

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade