Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2024, a cidade de Viana já começa a evidenciar os pré-candidatos cotados para a disputa.
Um dos nomes históricos do PT – Partido dos Trabalhadores, o professor Marcone Veloso, que foi vice-prefeito na gestão de outro histórico, o saudoso Messias Costa, tem preenchido as redes sociais com eventos e ações como forma de viabilizar o seu nome e que, segundo ele, com respaldo dos Diretórios Nacional, Estadual e Regional de Viana, claro, surfando na onda da popularidade do presidente Lula, que retornou ao comando da nação com a missão de pacificar o país e reverter os números negativos da economia e da situação dos trabalhadores.
Recentemente Marcone recebeu apoio incondicional do deputado Wolmer Araújo, presidente do Solidariedade, parlamentar ligado ao setor da pesca no Estado, incentivando o vianense a formar uma frente ampla e democrática, que o viabilize a disputar a eleição em Viana.
Outro importante apoio político partiu do médico e prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo, que também ofereceu a Veloso o PMN para fortalecer uma frente partidária forte para a eleição.
Na última plenária do PT em Viana, na semana passada, com a presença do presidente do partido, Francimar Melo e outras lideranças políticas, ficou encaminhado que o PT terá candidatura própria em Viana, e Marcone se cacifou para liderar a chapa nas eleições do próximo ano.
“Tudo leva a crer que seremos o candidato do PT em Viana, devido à resolução nacional sobre candidaturas do partido”, afirmou Marcone.
Ações na cidade
Paralelo às articulações políticas, o professor Marcone também interage com a população vianense, da sede e da zona rural, com os programas “Saúde Agora!”. “E uma ação de grande alcance social na Zona Rural, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, medicamentos e exames preventivos contra a sífilis, câncer do colo uterino, contra a AIDS, entre outros”, enfatiza Marcone.
E, junto aos jovens, por meio de um revolucionário programa educacional que está preparando centenas de jovens para o ingresso nas universidades, por meio do “Prepara Enen” – com renomados professores e voluntários, que têm se deslocado à Viana para ministrar as aulas nos finais de semana.
Cenário político e a terceira via
Marcone Veloso, portanto, caminha para ser o primeiro, ou uns dos primeiros nomes a figurar entre os postulantes a Prefeitura de Viana, diante de um já notório movimento da oposição ao atual prefeito, Carrinho Cidreira, que lidera todas as pesquisas de consumo interno e também enquetes nas redes sociais. Cidreira segue trabalhando em ritmo forte, sem ainda demonstrar movimentos partidários de apoio e ou outras ações eleitorais.
Marcone afirma ainda que “está viabilizado para a construção de um projeto político novo para Viana, que envolva a sociedade como um todo e inclua o pobre no orçamento do município através de ações de grande impacto social para as comunidades carentes”, conclui.