Ex-procuradora-geral de Justiça do Estado, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro abordou as atividades da instituição
A presidente da Academia Vianense de Letras (AVL), ex-procuradora-geral de Justiça do Estado Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, concedeu entrevista ao programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia, nesta sexta-feira (21). Ela tratou sobre as atividades da Academia, que no mês de maio passado realizou cerimônia para celebrar seus 21 anos de fundação, e o bicentenário de Gonçalves Dias.
Na conversa com os radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luís, Fátima Travassos relatou que durante a solenidade dos 21 anos também ocorreu a instalação da Academia Vianense de Letras Juvenil (AVLJ), que deu posse aos primeiros acadêmicos juvenis.
Fundada no dia 4 de maio de 2002, a Academia Vianense de Letras desenvolve, segundo Fátima Travassos, um intenso trabalho de estímulo aos novos escritores de Viana, como forma de fomentar a incrementação da vida cultural do município.
“Os dias 26 e 27 de maio foram dedicados às comemorações dos 21 anos de fundação da nossa Academia e do bicentenário de Gonçalves Dias, com uma rica programação cultural, realizada em nossa sede, a Casa Anica Ramos”, afirmou Fátima Travassos.
Ele informou que, ao final desta programação, todos os participantes foram recebidos pelo prefeito de Viana, Carlos Augusto Furtado Cidreira, e sua esposa, a primeira-dama do município, Cleisane Nunes Machado Cidreira, que ofereceram, em sua residência, um almoço festivo, reconhecendo a importância das atividades culturais desenvolvidas pela AVL em parceria com a Prefeitura de Viana e as secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Viana.
“O mais importante é que muitas conquistas já fazem parte desta nossa história. E podemos assegurar que, depois de 21 anos de sua fundação, a Academia Vianense de Letras, na sua maioridade, continua atuante na promoção da literatura, das artes, da cultura. A AVL tem feito a interlocução entre o passado, o presente e o futuro. E é isto que nos honra e alegra muito”, ressaltou Fátima Travassos. Agência Assembleia