Meteorologia emite novo alerta de chuvas intensas para o Maranhão neste sábado; veja a previsão do tempo

O alerta de perigo potencial abrange todos os 217 municípios do estado.

Maranhão tem alerta de chuvas intensas para este sábado (18) — Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um novo alerta amarelo de chuvas intensas para o Maranhão durante a manhã deste sábado (18). O alerta de perigo potencial abrange todos os 217 municípios do estado.

O alerta tem validade até às 12h deste sábado. Devido a previsão, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos que podem variar entre 40 a 60 km/h.

O Inmet alerta que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Chuva de norte a sul

Segundo o Climatempo, em São Luís, a previsão do tempo será de sol com algumas nuvens e risco de 90% de chuva passageira durante o dia. À noite, o tempo será de muitas nuvens mas não há previsão de precipitação. A temperatura pode variar entre 26º a 28º. A umidade pode chegar a 89%.

No sul do Maranhão, em Imperatriz, a previsão também deve ser de chuva passageira durante o dia. As temperaturas devem variar entre 22º a 27º. Durante o dia, a chance de chuva é de 90%. À noite, o céu pode ter muitas nuvens, mas tempo fica firme.

Cuidados

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Durante as chuvas, deve-se evitar a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios).

Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.

Em casos de alagamento, procure um local, longe de postes e árvores, e espere o nível da água baixar. Mas, se notar que o carro está sendo arrastado pela água, abandone o veículo e procure um local seguro.

Por segurança e após avaliação técnica em áreas alagadas, às vezes, é necessário fazer o desligamento da energia, com o propósito de evitar acidentes envolvendo rede elétrica. Logo que o nível da água baixar, a energia voltará a ser religada com segurança para todos. Por g1 MA — São Luís, MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Editor

Graduado em Jornalismo, Luiz Antonio Morais é pós-graduado em Design Gráfico e Publicitário. Mantém o blog desde 2008, um dos mais antigos do Estado.

Mande sua sugestão de conteúdo.
E-mail: luizantoniomorais2019@gmail.com

YouTube Sotaque

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade