Balanço patrimonial da Federação Maranhense de Futebol (FMF), referente ao exercício de 2024. A entidade arrecadou mais de 2 milhões de reais, mas terminou o ano no vermelho, com um déficit de R$ 35.027,00. Veja Balanço.
A situação acendeu o alerta entre os clubes filiados, não apenas pelo prejuízo, mas também por inconsistências nos cálculos e pela falta de detalhamento em parte das despesas. Sem nenhum tipo de investimento prático no futebol maranhense, a combinação desses fatores reforça a cobrança por maior transparência na gestão financeira da federação.
De acordo com o relatório, a FMF arrecadou R$ 2.474.948,38 em receitas operacionais correntes. A maior parte desse montante (86,3%) veio da chamada receita estatutária, que inclui repasses da CBF, convênios e outras fontes institucionais. As demais receitas foram geradas com jogos organizados pela entidade e pela cobrança de serviços administrativos, como registros de atletas, transferências, anuidades, inscrições e taxas diversas.
Apesar das dúvidas levantadas, apenas o Sampaio Corrêa, representado pelo advogado Perez Paz, votou contra a aprovação da prestação de contas da FMF. Os demais clubes, aprovaram os números.
Com informações de Maxuell Bruno