Órgãos públicos expõem trabalhos desenvolvidos para reforçar participação feminina na política e no mercado

Segundo os expositores, o 1º Seminário Nacional de Legisladoras é um excelente espaço para mostrar os mais diversos trabalhos, produtos e serviços relacionados à mulher

No estande do Sebrae, o órgão realizou um trabalho de conscientização entre as mulheres para explicar como é feito o registro do MEI

Durante o 1º Seminário Nacional de Legisladoras, nesta terça-feira (5), em São Luís, diversos estandes de órgãos públicos e instituições apresentaram trabalhos realizados para reforçar a importância da presença da mulher nos espaços de poder. Entre os expositores estão a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão, a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), a Secretaria de Turismo (Setur), a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), o Sebrae e o Ceprama.

Segundo os expositores, o seminário, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, é um excelente espaço para mostrar os mais diversos trabalhos relacionados à mulher.

No estande do Sebrae, por exemplo, o órgão realizou um trabalho de conscientização, por meio de panfletos, para explicar como é feito o registro de Microempreendedor Individual (MEI). A servidora pública Maria Lúcia Vieira foi uma das mulheres que se beneficiou com as informações repassadas no estante do Sebrae.

“Eu estava querendo mesmo saber como fazer o MEI, os documentos necessários e como realizar a contratação de servidor. Com informações que obtive aqui, agora já sei como proceder”, disse

O seminário contou com espaço para mostra e exposição de serviços e produtos relacionados à mulher

Já no estande da Unale, as atendentes apresentaram trabalhos da entidade visando aumentar a participação das mulheres no Legislativo e estimular o empreendedorismo como ferramenta para a autonomia feminina. Durante a ação, a entidade também entregou kits com livretos explicativos sobre o papel da Unale.

Oportunidade

O seminário também destinou espaço voltado à mostra de artesanatos de comerciantes assistidos pelo Sebrae e pelo Ceprama, em parceria com a Setur. A artesão Maria de Nazaré Soares, que já comercializou produtos no ‘São João da Assembleia’, destacou como louvável a iniciativa. “É uma oportunidade para comercializarmos nossos produtos. Gostei muito da experiência”, afirmou.

A presidente do Gedema, Carol Duailibe, explicou que a presidente da Alema, Iracema Vale, tem privilegiado a geração de renda para as mulheres, nos eventos realizados pela Assembleia, valorizando o artesanato e a cultura locais. Além disso, também tem promovido a conscientização enfatizando que as mulheres precisam conhecer mais os seus direitos dentro dos partidos políticos, as cotas de gênero, os repasses e os fundos partidários.

“Queremos gerar renda e, também, levar conhecimento, preparando as mulheres para ocuparem mais espaços. E o seminário é um momento propício para isso, pois reúne milhares de mulheres que gostam do debate político ou são pessoas que trabalham direta ou indiretamente com políticas sociais”, ressaltou Carol Duailibe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Sotaque

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade