Exclusão do PCdoB da vaga de primeiro vice-presidente sinaliza posição estratégica da presidente Iracema Vale – que será reeleita amanhã – no debate sobre a sucessão do governador Carlos Brandão
Está praticamente montada a chapa com a qual a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), vai concorrer nesta quarta-feira, 13, a um novo mandato no comando da Casa; e há pelo menos duas mudanças do ponto de vista estratégico:
1 – Davi Brandão garante a primeira-secretaria, num acordo pré-eleição de Roberto Costa à Prefeitura de Bacabal;
2 – Antonio Pereira assume a primeira-vice-presidência, deixando a própria Iracema em posição estratégica para 2026.
A montagem da chapa exclui definitivamente o PCdoB da vice-presidência, o que indica a posição do governo Carlos Brandão (PSB) na sucessão estadual; Iracema passa a ser peça-chave na montagem dos cenários eleitorais no grupo de Brandão.
Júlio Mendonça (PCdoB), que foi o eleito na eleição antecipada do ano passado, foi rifado pelas questões partidárias (sua legenda perdeu membro e ficou menor que o PL) e também as políticas. PCdoB é um partido distante do Leões.
Como presidente reeleita da Assembleia, com mandato até fevereiro de 2027, Iracema pode tanto ser candidata ao Governo do Estado, quanto assumir o governo com a renúncia dupla de Carlos Brandão e seu vice, Felipe Camarão (PT), por mais inusitado que isto possa parecer neste momento.
Essa definição estratégica ficará ainda mais clara diante da repercussão comunista ao amplo favoritismo de Iracema Vale para se reeleger nesta quarta-feira, 13.
O voto é secreto, o que pode gerar manifestações políticas na votação.
É aguardar e conferir…
Via Blog do Marco Aurélio D’Eça