Prefeitura de Viana obtém 23% de aumento no desempenho da Atenção Primária de Saúde

O município de Viana, hoje administrado por um ex-secretário municipal de Saúde e de Educação, tem avançado nos indicadores que demonstram qualidade de vida para a população.

O mais recente destaque foi no Programa Previne Brasil, criado pelo Governo Federal com o objetivo de corrigir distorções nos investimentos na Atenção Primária à Saúde (APS), com inovação no modelo de financiamento público para a saúde básica. A Atenção Primária acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), espécie de porta de entrada para a prevenção e promoção de saúde dos habitantes de uma cidade.

Viana saiu de um patamar irrisório, de 1,83% para 8,17%, nos Indicadores de Desempenho do Previne Brasil, no segundo quadrimestre de 2023. No primeiro quadrimestre, alcançou 6,61% até aumentar para 8,17%. Entre os atendimentos destacam-se 92% de cobertura nos exames de sífilis e HIV para gestantes no pré-natal e 73% de cobertura em saúde bucal das gestantes.

Para isso, o município promoveu inovações e reestruturações na rede pública. Exemplo disso foi a UBS da Vila Zizi, que estava completamente depredada e passou por uma grande reforma. Já o Posto de Saúde do Ibacazinho foi todo revitalizado e transformado em UBS. A Prefeitura investiu na modernização da saúde municipal, com aquisição de aparelhos de raio X e ultrassom de alta resolução e tecnologia avançada; implantou um Centro de Especialidades e Reabilitação e adotou partos humanizados na Maternidade. As laqueaduras, realizadas no Hospital Dom Hélio Campos, são agendadas previamente pelas UBS. Viana possui até mesmo um psiquiatra, atendendo duas vezes semana no CAPS.

“Os gráficos do Ministério da Saúde demonstram que só estamos avançando. Esses indicadores atestam nossa seriedade com aquilo que é mais importante para a população: o direito à saúde pública, de qualidade. Precisamos e vamos avançar mais”, afirmou o prefeito Carrinho.

2 Responses

  1. Realmente hoje as ubs do nosso município trm sido referência para suas micro áreas, profissional atuando de verdade sem máscaras, atuam a semana toda .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Sotaque

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade