Projeto Ilhas de Luz: famílias de “Valha-me Deus” recebem energia elétrica da Equatorial Maranhão, por meio de geração solar

Projeto leva energia para ilhas do Maranhão, melhorando a qualidade de vida das pessoas que moram em regiões isoladas

A Equatorial Maranhão entregou nesta segunda-feira (17), uma importante obra para a Ilha de “Valha-Me Deus”, localizada no município de Cururupu, que fica há 156 km da capital São Luís, e é considerada uma das mais belas da região. O local faz parte de um arquipélago de Maiaú, possui aproximadamente 10km de extensão e é rodeado de natureza preservada, águas cristalinas, praias de areia branca e uma variada fauna e flora, com espécies de animais e plantas nativas da região.

Toda essa riqueza natural, agora conta com energia elétrica de qualidade, que permite mais desenvolvimento, qualidade de vida e expansão do turismo da região, já que a localidade tem se tornado bastante procurada por turistas que buscam tranquilidade e contato com a natureza. A ilha foi contemplada pela Equatorial através de um projeto chamado Ilhas de Luz, realizado pela Distribuidora, por meio do programa do Governo Federal que leva energia elétrica renovável para várias regiões. O programa prevê a construção de usinas solares e sistemas de armazenamento de energia em comunidades e aldeias da região amazônica, que utilizam energia por meio de geradores a diesel, que emitem gases poluentes, como era o caso de “Valha-me Deus.”

Informações sobre a obra

Com investimento de mais de 3 milhões de reais, a obra contempla 94 unidades consumidoras instaladas na ilha, sendo 92 instalações correspondentes a residências, centros comunitários e igrejas com potência de 60kWh/mês para cada unidade. As outras 02 instalações contemplam a escola e o posto de saúde da região, com potência de 180kWh/mês para cada uma. Com essa entrega, a Equatorial Maranhão está contemplando todas as famílias que moram na região.

Nesta segunda-feira (17) o presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Tulio, esteve na comunidade juntamente com lideranças comunitárias, autoridades e colaboradores da Equatorial, para realizar a pré-entrega e vistoria da obra que está em fase de conclusão. Sérvio, destacou sobre a satisfação em poder levar mais qualidade de vida para as pessoas de “Valha-me Deus”. “Com muito orgulho viemos pessoalmente visitar esta importante obra para a comunidade de ‘Valha-me Deus’, onde toda a população está sendo contemplada com um moderno sistema de geração solar. Um investimento de mais de 3 milhões de reais para uma ilha muito bela e preservada, que anteriormente precisava de óleo diesel para ter eletricidade”, comenta.

Com a entrega desta obra, a Equatorial Maranhão cumpre o seu objetivo de levar energia elétrica de qualidade para garantir desenvolvimento e conforto aos seus clientes. Sérvio pontua ainda que “o projeto está em linha com os valores de sustentabilidade e responsabilidade social que fazem parte dos compromissos assumidos com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está a Ação Contra a Mudança Global do Clima e Energia Limpa e Acessível, que foca entre outros fatores, no combate à poluição em todos os meios”, conclui.

Além da Ilha de “Valha-me Deus”, o projeto Ilhas de Luz atenderá outras 26 ilhas nas proximidades de Cururupu e municípios vizinhos, contemplando mais de 2 mil unidades consumidoras, que serão entregues até o final do projeto.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Sotaque

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade