As bibliotecas públicas favorecem a aprendizagem dos estudantes baseada na informação e no conhecimento, a biblioteca desenvolve nos estudantes a ampliação da aprendizagem que o mesmo vai utilizar ao longo da vida, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.
Por Áureo Mendonça*
Com 108 anos de existência, após passar por ampla reforma, a “Biblioteca Municipal Ozimo de Carvalho” foi reinaugurada pelo prefeito Carrinho Cidreira neste 31 de maio de 2024, na cidade de Viana.
Após completa restauração do prédio colonial a prefeitura modernizou a Biblioteca que irá contribuir com a juventude estudantil e a população da cidade e incentivá-los no hábito da leitura.
A reinauguração da centenária Biblioteca Municipal de Viana, que contou com a participação das autoridades constituídas, de familiares de Ozimo de Carvalho e da população em geral.
A Biblioteca Municipal de Viana é a primeira biblioteca da cidade e foi inaugurada em 31 de dezembro de 1915 na gestão do Prefeito Leonel Alves de Carvalho, pai de Ozimo de Carvalho. Leonel Carvalho foi prefeito de Viana, de 01 de janeiro de 1913 a 31 de dezembro de 1915, o então prefeito adquiriu uma coleção completa de 24 volumes, da Biblioteca Internacional de Obras Célebres, com os quais fundou e inaugurou a primeira Biblioteca Pública de Viana, em 31 de dezembro de 1915, no último dia do seu mandato inaugurou a Biblioteca que funcionava em outro local. O chefe do poder executivo nomeou uma comissão para dirigir a Biblioteca entre os membros estavam os vianenses Amâncio de Aquino e Ozimo de Carvalho. Somente no ano de 1974 a biblioteca passou a funcionar no tradicional Canto do Galo.
Um dos incentivadores para a fundação da Biblioteca foi seu filho então estudante Ozimo de Carvalho. Anos depois a centenária Biblioteca passou a se chamar Biblioteca Municipal de Viana “Ozimo de Carvalho” homenagem póstuma prestada pela Câmara Municipal de Viana.
(*) Áureo Mendonça é pesquisador, escritor e membro fundador do IHGV ocupante da cadeira número 8 que tem como Patrono Sálvio Mendonça.
Fotos: Dalton Carvalho.