Othelino Neto (Solidariedade), surpreendeu o cenário politico ao garantir 21 votos e deixar empatada a votação pela presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Porém, a força veio bem de cima e tudo leva a crer que foi o ministro do STF, Flávio Dino que supostamente exerceu sua influência para deixar claro que ele segue forte e influente. Diante desse cenário é possível projetar os 21 votos e os prováveis motivos.
Os votos óbvios e declarados:
Othelino Neto, Carlos Lula, Júlio Mendonça, Rodrigo Lago e Fernando Braide.
Todos deixam claro sua postura de oposição ao governo Brandão, consequentemente derrotar Iracema seria impor o revés ao chefe do Palácio dos Leões.
Leandro Bello – claro defensor do projeto de Felipe Camarão, sobrinho de Ney Bello, amigo de primeira hora do ministro Flávio Dino.
Junior Cascaria – Deve ter votado no embalo, após pedido do companheiro de partido, Leandro Bello.
Ricardo Rios – Secretário do governo Brandão até início de novembro, deixou o cargo sem comunicar o governador e votou em Othelino como resposta a derrota de sua mãe, Doris Rios, em Vitória do Mearim. Entre 2018 e 2022, foi um dos mais próximos de Othelino, mas não seria somente isso que o teria motivado a votar contra Iracema.
Yglesio Moyses – Um deputado que não faria muito sentido votar com o candidato de Flávio Dino, mas sua motivação ia pela relação com Othelino Neto, a que garantiu muito prestígio durante a legislatura passada e a vontade de derrotar Brandão, após a falta de apoio na eleição municipal.
Claudia Coutinho – Por conta da questão de Matoes, a esposa do prefeito Ferdinando é uma das mais críticas ao governo Brandão, que tentou derrota-los na disputa municipal de 2024 com o grupo de Rubão.
Júnior França – Após a derrota do seu grupo politico em Santa Luzia, ele tentou revidar a falta de apoio.
Fabiana Villar, Aluízio Santos, Cláudio Cunha, Para Figueiredo e Solange Almeida – A bancada do PL votou sob orientação de Josimar de Maranhãozinho, o parlamentar atualmente mantém tentativa de reaproximação com o ministro Flávio Dino. Fora os motivos particulares de cada um.
Guilherme Paz – Do grupo de Roberto Rocha, não teria motivo para apoiar um aliado de Flávio Dino, mas por questões paroquiais em Dom Pedro, votou com Othelino.
Osmar Filho – Agora aliado de Eduardo Braide, pode ter sido convencido pelo deputado Fernando Braide, além de vislumbrar algo para 2026.
Eric Costa – Tem a clara motivação de Tuntum, que o governo Brandão tentou derrotar seu cunhado, o atual prefeito Fernando Pessoa e também pelo fato de Rigo Teles estar de braços dados com o governador.
Francisco Nagib – Votação possivelmente motivada pela relação e pedido do ministro Flávio Dino.
Ricardo Arruda – Mais um que envolve as questões locais, neste caso de Grajaú.
Via Blog do Diego Emir