Prefeito Alexandre Lavepel também foi denunciado
Uma notícia-crime com denúncia de um suposto esquema de desvio dos recursos federais destinados à Educação do município de Lago Açu foi enviada ao Ministério Público Federal, em fevereiro deste ano. A notícia crime é o relato formal de um fato tido como criminoso, comunicado às autoridades competentes, delegado de polícia ou membro do Ministério Público, com o objetivo de informar às autoridades sobre a ocorrência de um crime para o início da investigação.
Em 15 páginas robustas, contendo graves indícios de irregularidades e atos que configuram suposta improbidade administrativa cometidos na Secretaria Municipal de Educação, o vereador Antônio Costa encaminhou a denúncia ao Procurador da República no Estado do Maranhão, Diego Messala Pinheiro da Silva, na jurisdição de Bacabal.
A denúncia é gravíssima e envolve falsificação de informações e pagamentos de despesas irregulares; servidores fantasmas e servidores em situação irregular recebendo no lugar dos servidores efetivados legalmente e que trabalham regularmente.
As provas foram reunidas pelo vereador, que é também professor e manifesta sua profunda indignação com o que tem sido feito da Educação no munícipio. A notícia-crime, relacionada a crimes contra a administração pública, denuncia o prefeito Alexandre Lavepel, a secretária municipal de Educação, Elcilene Pinheiro Pereira dos Santos, conhecida como professora Cici, com a participação de Maria do Carmo, do setor de Recursos Humanos, e de Truman Oliveira, chefe de compras e Almoxarifado.
Entre as acusações de crimes estão: a colocação de dados falsos no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), como informação falsa do cargo de suposto servidor; o pagamento mensal a servidores com residência em outros municípios e até em outros estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul; servidores recebendo, de forma irregular, os salários e a diferença do abono, servidores contratados como professores sem frequentar a sala de aula, servidores e outras denúncias.
O blog tentou acessar o SIOPE, mas as informações sobre o município de Conceição do Lago Açu não estão acessíveis. Pelo teor das acusações e das provas, vários escândalos envolvendo a gestão do prefeito Lavepel poderão vir à tona.