Viana está entre os 134 municípios maranhenses contemplados com resultados no Fundeb 2024

O município de Viana acaba de ser premiado com o VAAR do Fundeb 2024. O VAAR é o Valor Aluno Ano por Resultados, repassado pela União às redes municipal ou estadual, que apresente melhoria dos indicadores educacionais relativos a taxas de atendimento educacional na Educação Básica, taxas de aprovação nos ensinos fundamental e médio e resultados de aprendizagem dos estudantes nos Exames Nacionais de Avaliação da Educação Básica.

Em todo o Brasil, foram contemplados apenas 13 estados brasileiros e 5.523 municípios brasileiros, ou seja, menos de 50% das redes de ensino conseguiram a habilitação. No Maranhão, dos 217 municípios maranhenses somente 134 cidades obtiveram o reconhecimento, entre eles a cidade de Viana.

O VAAR é uma complementação financeira da União equivalente a, no mínimo, 23% (vinte e três por cento) do total de recursos distribuída para redes de ensino com melhoria da aprendizagem e redução das desigualdades. As redes de ensino selecionadas foram as que cumpriram os requisitos exigidos de evolução em indicadores de: atendimento, aprendizagem e redução de desigualdade.

A administração do prefeito Carrinho Cidreira tem priorizado o setor educacional, cumprindo todos os compromissos com alunos e professores, desde o pagamento de abonos, reajustes aos docentes aos investimentos em cursos preparatórios, cursos de informática, bibliotecas e até cursos para alunos da zona rural. Em 2022, foram mais de 12 milhões de reais em melhorias salariais aos profissionais da Educação. Ano passado, a Prefeitura chegou a receber um comunicado do ministro da Educação, Camilo Santana, parabenizando a gestão pelo acompanhamento de mais de 80% da frequência escolar dos alunos.

“A educação, em nossa administração, é mais do que uma área importante, é uma causa para nós. Não existe futuro melhor para nenhuma geração sem investimentos em educação. Esse reconhecimento por resultados é a prova do nosso desempenho positivo”, declara o prefeito de Viana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Sotaque

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade