Viana. Morre o fotógrafo Baianinho, aos 72 anos

Faleceu na noite desta terça-feira, 24, em São Luís-MA, o fotógrafo José Ribamar Freitas Silva, o Baianinho, 72, um dos mais emblemáticos personagens da cultura vianense.

Baianinho se encontrava na capital maranhense fazendo tratamento de complicações na saúde; passou por vários procedimentos médicos, recebeu sangue, mas não resistiu e veio a óbito.

Em uma época em que exercer a nobre profissão e a arte de fotografar era para quem detinha talento, garra e muita força de vontade, Baianinho foi um dos baluartes, formando trio com outros nomes inesquecíveis: Zé Branco e Ribamar Castro. Todos com muito conhecimento, experiência e exímios conhecedores das tradições, crenças e costumes da Cidade dos Lagos.

O estúdio do Foto Fortaleza, na Rua Grande, em Viana, era sempre repleto de vianenses, visitantes e curiosos, sempre a contemplar nas paredes, a galeria de imagens do dia a dia da nossa cidade, seja da sede ou da zona rural.

Baianinho era onipresente nos acontecimentos diários, e muito requisitado para captar com as suas lentes, os aniversários, casamentos, festas familiares, velórios, e também registrava as cenas vianenses, como desfiles de 7 de setembro, jogos das copas do mundo e jogos de futebol locais.

Nos anos 80, 90 e 2000, muitas gerações de Viana e de cidades vizinhas na Baixada passaram pelo seu estúdio para fazer fotos para documentos ou até um singelo ensaio fotográfico para guardar de recordação.

O fotógrafo era primogênito do casal José Cassiano da Silva, O Zé Baiano e Maria José Freitas. Era casado com Maria Domingas Silva, com quem teve 3 filhos. Deixou mais 2 filhos de outro relacionamento e 3 netos.

Por seus inúmeros serviços prestados à sociedade vianense, Baianinho foi homenageado com o diploma de “Honra ao Mérito”, pela Academia Vianense de Letras – AVL, no dia 26 de novembro de 2022, em solenidade realizada na sede da Academia, em Viana-MA.

Foto: AVL

Nas redes sociais e nas esquinas de Viana, muitos amigos lamentaram a sua passagem e recordaram seus inúmeros dos seus seus causos, histórias e brincadeiras, durante a sua presença entre nós.

A Prefeitura de Viana publicou nota de pesar, em homenagem a este “ilustre, honrado e estimado cidadão vianense”.

Este editor, amigo de Baianinho, envia condolências e deseja que Deus conforte o coração dos familiares e amigos, neste momento de dor e saudade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Sotaque

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade