Centenas de vianenses se reuniram no último domingo (08) para prestar as últimas homenagens ao ex-prefeito, empresário e diretor do Sistema Maracu de Rádio e Televisão, Benito Coelho Filho, que faleceu no sábado (07) em São Luís.
Quis o destino que Benito recebesse as suas últimas homenagens na terra, no dia 08 de Dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Viana.
Nas redes sociais, amigos e admiradores se emocionaram ao falar do empresário que era muito querido pela família e por todos que faziam parte do seu circulo de amizades.
“A despedida é muito triste, mas é também um momento para recordarmos com amor uma pessoa muito especial, um grande amigo de infância que não está mais entre nós. Era um homem justo e carinhoso, que se doava pela família e pelos amigos mais chegados! Que o seu legado possa continuar regando as sementes que ele plantou em todos os corações daqueles que tiveram a oportunidade de conviver com ele! Vá com Deus, meu amigo Benitinho”, lamentou o pecuarista Sebastião Furtado Filho, o Bazinho.
Velório e homenagens
O corpo de Benito chegou a Viana às 3h da madrugada de domingo, e seguiu direto para a residência da sua mãe, Dona Celeste Coelho, na Rua Egídio Rocha, no bairro Barreirinha.
Pela manhã, a família recebeu muitas visitas, e foi realizado um ato religioso.
Às 15h o corpo seguiu para a Câmara de Vereadores, onde recebeu homenagens oficiais da prefeitura, dos vereadores, secretários municipais, familiares e da população em geral.
Uma missa foi celebrada pelo Bispo Dom Paulo Polidoro, da Igreja Católica Apostólica Brasileira, e pelo Padre Augusto César de Santana Salgueiro, da Paróquia de Nazaré.
Em seguida, o prefeito Carrinho Cidreira se manifestou, relembrando os mandatos de vereador, que exerceu junto com Benito. “Benito deixa uma lacuna muito grande, entre seus familiares, amigos e admiradores. O seu legado jamais será esquecido, como ex-vereador, ex-vice-prefeito, prefeito, empresário e diretor do Sistema Maracu de Comunicação. Sou grato a Deus por ter convido com esse grande amigo, companheiro político e por dividir lutas eleitorais e por benefícios em favor do povo de Viana”, afirmou o gestor vianense.
Um dos depoimentos mais emocionantes coube à Presidente da Câmara, a vereadora Laurifrancy Gomes, sobrinha de Benito. A parlamentar, muito emocionada, elogiou o tio e lamentou a falta que ele deixa entre os seus familiares. “Eu perdi um professor, eu perdi um herói, um pai; eu sempre quis ser igual a ele. Eu fui ser vereadora para ser igual a ele. Tio Benito deixa um legado; deixava de ter as coisas pra ele para ajudar o próximo. Eu vou lutar para fazer um projeto dentro daquilo que você quis: ajudar o povo. Durante os próximos quatro anos, mês por mês, a gente vai fazer algo que lembre o Benito Filho”, Concluiu Laurifrancy.
O cortejo seguiu pela Rua Egídio Rocha, parou por alguns minutos em frente à residência dos seus pais, e às 17h45, o corpo foi sepultado no Cemitério Municipal São Sebastião, sob uma forte salva de palmas.
Um idealista, um sonhador
Benito Filho, por força da sua ocupação de empresário e de comunicador, conhecia praticamente todo o Maranhão; conheceu quase todos os estados brasileiros e alguns países da América Latina. E, por onde pisava, fazia questão de exaltar a sua nacionalidade, naturalidade de Viana e da Baixada Maranhense.
Como político e empresário, Realizou centenas de ações que beneficiaram seus conterrâneos, amigos e a Baixada. Sempre colocou o Sistema Maracu à disposição para divulgar a sua região, principalmente as obras e benefícios, o esporte e a cultura.
Em Viana, realizou de forma pioneira, Festivais de Música, apoiava a tradicional Festa da Barrerinha e incentivou jovens a criar bandas de música, doando instrumentos.
Colaborou na pesquisa e na elaboração do projeto de construção da sede da Academia Vianense de Letras (AVL) e foi reconhecido em vida pela AVL com o Diploma de Honra ao Mérito Vianense.
Quando vice-prefeito em 2012, assinou a minuta que garantiu a implantação do IFMA em Viana, e se empenhou para que a Câmara de Vereadores aprovasse o recurso para a compra do terreno, no qual está funcionando esse importante Centro de Ensino Técnico em Viana.
Como político experiente, também atuava como consultor e realizava pesquisas em muitos municípios, dando diagnósticos corretos e precisos, proporcionado tomadas de decisões de muitos candidatos que sonhavam garantir sucesso e vitórias na carreira.
Todos os seus amigos e pessoas próximas, reconhecem o caráter bondoso, amigo e prestativo de Benito. Ultimamente, também se dedicava como membro do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, como assíduo participante das reuniões, viagens e ações para destacar a região e buscar melhorias para a população.
Deixa um grande legado de trabalho e realizações; saudades e belas recordações a todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele.
2 Responses
Benito Filho foi um amigo ímpar da AVL e de todos os acadêmicos. Colaborou no projeto de construção da AVL. Foi um grande incentivador da construção de nossa Sede. Foi reconhecido em vida pela AVL com o Diploma de Honra ao Mérito vianense. Um homem justo preocupado com a cultura e as causas sociais dos menos favorecidos! Um interlocutor das demandas sociais por meio da Rádio e TV Maracu.
Essa e tantas outras atitudes a favor de Viana e da nossa cultura. Grato pela participação, confreira Fátima. Abraço!